ACAMPAMENTO FARROUPILHA 2017 – PORTO ALEGRE

O Parque Gaúcho de Gramado promove no Acampamento Farroupilha de Porto Alegre a exposição “Churrasco Gaúcho e suas Origens”. Em parceria com a Secretaria do Turismo de Porto Alegre, o parque é responsável pela programação cultural do Galpão da Hospitalidade. Além da mostra sobre a história e a evolução do churrasco, uma carreta típica do século XVIII está em exposição no galpão da prefeitura no Parque da Harmonia até 20 de setembro.

Os responsáveis técnicos do parque também estão resgatando os métodos primitivos de preparo do churrasco e de outras comidas típicas do pampa. Os visitantes participam de oficinas gastronômicas onde podem degustar os assados pampeanos da forma como eram feitos antigamente. Na segunda-feira, 11, a equipe preparou um cordeiro no fogo de chão. Depois de assar por sete horas, o churrasco foi servido ao público que acompanhou o lançamento do livro “A Mulher na Guerra dos Farrapos”, de Elma Sant’Ana, patrona dos Festejos Farroupilhas no Rio Grande do Sul.

Na segunda-feira, 18, será servida uma Paella Campeira e, na terça, 19, a equipe realiza uma oficina para estudantes de Gastronomia da PUC. Os alunos irão aprender o preparo do Carreteiro de Charque. O diretor do Parque Gaúcho, Marcos Gomes, destaca que o objetivo das ações é resgatar a origem. “Tradição é transmissão dos usos e costumes. Não há como transmitir usos e costumes sem conhecer a origem”, afirma Gomes.

Considerado pelo Ministério da Cultura (Novembro de 2013) como o principal empreendimento da cultura gaúcha do Conesul, o Parque Gaúcho também levou a Escola do Mate para a Câmara de Vereadores de Porto Alegre. O material fica em exposição até sexta-feira, 15.


E também a Escola do Mate na Câmara de Vereadores de Porto Alegre (11 ao 15 de setembro, horário de manhã).

 

Aguardamos tua visita!Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar