Atividades Especial Parque Gaúcho

Programação 2017: Atividades Especiais realizadas pela equipe do Parque Gaúcho

Turistas aprendem a fazer chimarrão e cucas na Estação Gramado

De Gramado para o mundo

Turistas aprendem a fazer chimarrão e cucas na Estação Gramado

Atividades realizadas na cidade da Serra que mostram a cultura gaúcha têm atraído turistas de várias partes do Brasil — e até da Rússia

P1020026

de turistas de outros Estados e países, Gramado tem oferecido neste inverno algumas opções tipicamente gaúchas para atrair um público diversificado. Na Estação Gramado, que deu início à sua 9ª temporada em 3 de julho, são as oficinas ministradas por moradores da região que estão chamando a atenção dos visitantes.

O desejo de aprender a preparar um chimarrão despertou a curiosidade de gente de muito longe. Andrey e Olga Romanov vieram da Rússia para conhecer o Brasil, e durante sua passagem por Gramado conheceram a Escola do Mate, realizada às quintas-feiras no Parque Gaúcho. Ali, experimentaram pela primeira vez uma bebida preparada com erva-mate — e, apesar de apreciar a temperatura, estranharam o gosto.

— É bastante amargo, diferente de tudo que já experimentei. Mas é bom, e ajuda a esquentar. Pena que não vou poder preparar um desses em casa — descreve Andrey, que deixou o país no período do verão europeu para conhecer o inverno no sul do Brasil.

O casal se somou a dezenas de outros turistas que conferiram as atrações de diversão e cultura no local, que segue com atrações até 2 de agosto. Nos próximos finais de semana, artistas como Nenhum de Nós, Kim Lírio e Marmota Jazz farão apresentações para o público, que conta ainda com espaços de beleza, lazer e leitura.

Pratos típicos e contato com o público na Estação
Na oficina de pães e cucas da Casa do Colono, or organizadores também destacam a participação de “estrangeiros”. Os paulistas estavam entre os principais interessados na primeira edição do evento, que mostrou aos participantes como preparar os tradicionais pratos da serra gaúcha. Na quinta-feira, das 15h às 16h, será a vez de aprender como preparar uma cuca enrolada. Pão integral e cuca de frutas são os próximos itens do cardápio. E, claro, com direito a degustação no final do evento.

— Nos encantamos com a participação, foi uma grata surpresa o interesse das pessoas pela nossa culinária. A oficina durou uma hora, mas ficamos praticamente o mesmo tempo conversando com os turistas depois que ela terminou. Eles acharam fantástica a experiência — conta Nelci Frata Santiago, funcionária da Emater/RS que trabalhou na organização.

Atração em Gramado e Canela, turismo rural mostra lado diferente
Turismo de aventura é destaque em roteiro na serra gaúcha

Além da oficina de pães e cucas e da Escola do Mate, que se repetirão nesta quinta-feira na Estação Gramado, o evento segue com espetáculos artísticos e apresentações culturais, além de diversas atrações que contam com a participação do público — como a oficina de desenho no Mini Mundo, voltado para as crianças.

Serviço
Estação Gramado
Quando: de 3 de julho a 2 de agosto
O que fazer: há oficinas de pães e cucas na Casa do Colono, de desenho no Mini Mundo e de artesanato, além de Escola do Mate.

A programação completa pode ser acessada em wp.clicrbs.com.br/estacaogramado.

O Estação Gramado 2015 é uma realização de Zero Hora e Engage Eventos em parceria com a prefeitura de Gramado/Secretaria de Turismo. Conta com patrocínios de Natura, PontoFrio e GVT e apoio de Melitta.

* Zero Hora

http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/viagem/noticia/2015/07/turistas-aprendem-a-fazer-chimarrao-e-cucas-na-estacao-gramado-4801677.html?utm_source=Redes%20Sociais&utm_medium=Hootsuite&utm_campaign=Hootsuite

Escola do Mate na Feira do Livro de Gramado

Parque Gaúcho leva Escola do Mate para Feira do Livro

O Parque Gaúcho está com um espaço cultural na Feira do Livro de Gramado, que ocorre até domingo, 21.

Em ambiente lúdico, a equipe do parque levou a Escola do Mate para a rua Coberta. Segundo Fernanda Valente de Souza, responsável técnica do Parque Gaúcho, a escola resgata a origem e as formas de beneficiamento da erva-mate, além de apresentar os benefícios e curiosidades sobre o mate gaúcho. Os visitantes aprendem a preparar e podem tomar mate. “Os pioneiros no beneficiamento e consumo da erva-mate foram os índios guaranis”, afirma.

Além da Escola do Mate, que tem oficinas diárias às 16h30, o Parque Gaúcho oferece brincadeiras para as crianças vivenciarem as tradições gaúchas. Os pequenos podem pintar desenhos de animais crioulos e outros símbolos da tradição. Outra atração do estande do parque na feira é a carretinha gaúcha. “Os pequenos chegam aqui e aprendem brincando. Preparam e tomam o próprio mate. Muitos não querem mais ir embora”, diz Fernanda.

Escola do Mate

15 de novembro – Programação de Aniversário do Parque Gaúcho de Gramado

15 de novembro – Aniversário do Parque Gaúcho

O Parque Gaúcho comemora três anos de atividades promovendo ações de entretenimento, educação e cultura para a gurizada.

VENHA COMEMORAR E SE DIVERTIR COM A GENTE!!

programação aniversário Parque Gaúcho

Setembro Gaúcho: Programação da Semana Farroupilha nas Escolas

Programação da Semana Farroupilha da cidade de Gramado: A Escola Munic. Dr. Carlos Nelz CAIC recebeu dia 17 de setembro, os responsáveis técnicos do Parque Gaúcho Fernanda Valente e Rodrigo Schlee para palestra sobre a Origem do Chimarrão e a Importância do Charque e das Charqueadas no Rio Grande do Sul.Os alunos tiveram a oportunidade de fazer a degustação com a primitiva bomba feita de taquara ”tacuapi” e uma cuia também do mesmo material.

Aprenderam a fazer o mate e as formas de beneficiamento da erva-mate. O Parque Gaúcho ofereceu ”regalos” especiais da loja do Parque Gaúcho.

4 - DSC_0996Programação da Semana Farroupilha da cidade de Gramado: A Escola Munic. Dr. Carlos Nelz CAIC recebeu dia 17 de setembro, os responsáveis técnicos do Parque Gaúcho Fernanda Valente e Rodrigo Schlee para palestra sobre a Origem do Chimarrão e a Importância do Charque e das Charqueadas no Rio Grande do Sul.  Os alunos tiveram a oportunidade de fazer a degustação com a primitiva bomba feita de taquara ''tacuapi'' e uma cuia também do mesmo material.  Aprenderam a fazer o mate e as formas de beneficiamento da erva-mate. O Parque Gaúcho ofereceu ''regalos'' especiais da loja do Parque Gaúcho3 - DSC_0989
Programação da Semana Farroupilha da cidade de Gramado: A Escola Munic. Dr. Carlos Nelz CAIC recebeu dia 17 de setembro, os responsáveis técnicos do Parque Gaúcho Fernanda Valente e Rodrigo Schlee para palestra sobre a Origem do Chimarrão e a Importância do Charque e das Charqueadas no Rio Grande do Sul.
Os alunos tiveram a oportunidade de fazer a degustação com a primitiva bomba feita de taquara ”tacuapi” e uma cuia também do mesmo material.
Aprenderam a fazer o mate e as formas de beneficiamento da erva-mate. O Parque Gaúcho ofereceu ”regalos” especiais da loja do Parque Gaúcho

Crianças aprendem sobre Cavalo Crioulo e símbolos oficiais do Rio Grande do Sul no #ParqueGaúcho

Crianças aprendem sobre Cavalo Crioulo e símbolos oficiais do Rio Grande do Sul no #ParqueGaúcho

O resgate cultural promovido pela equipe do #ParqueGaúcho em comemoração ao Setembro Gaúcho iniciou sábado (13), com apresentações para crianças sobre o “Cavalo Crioulo, símbolo da cultura gaúcha”. Além de demonstrações de equitação gaúcha na Arena de Doma, as crianças da Escola Canguru, de Gramado, puderam passear em carreta puxada por bois na Mangueira de Pedra. Estão previstas para o dia 20 de setembro o Desfile de Bandeiras, apresentações de Tiro de Boleadeira e Corrida de Argolas. Os responsáveis técnicos do parque, Rodrigo Schlee e Fernanda Valente de Souza, trabalharam também com outros símbolos oficiais do Rio Grande do Sul, como o Hino Rio-Grandense, Bandeira, erva-mate, churrasco, chimarrão, Laçador e outros. Os dois irão palestrar nesta terça (16) e quarta-feira (17), a partir das 9h, nas escolas Nossa Senhora de Fátima e Dr. Carlos Nelz. Eles irão abordar a História do Chimarrão e do Charque. O parque montou, ainda, a exposição “Transportes Gaúchos”. Uma carreta de época e um acervo de gravuras estão em exposição no Largo da Borges, no centro de Gramado até 21 de setembro. Com fotos e gravuras antigas, são apresentados os diferentes tipos de transportes terrestres e fluviais usados pelos gaúchos no passado. #educaçãocultural #crianças #Cultura #SetembroGaúcho #GramadoRS#CavaloCrioulo #

Crianças aprendem sobre Cavalo Crioulo e símbolos oficiais do Rio Grande do Sul no #ParqueGaúcho O resgate cultural promovido pela equipe do #ParqueGaúcho em comemoração ao Setembro Gaúcho iniciou sábado (13), com apresentações para crianças sobre o “Cavalo Crioulo, símbolo da cultura gaúcha”. Além de demonstrações de equitação gaúcha na Arena de Doma, as crianças da Escola Canguru, de Gramado, puderam passear em carreta puxada por bois na Mangueira de Pedra. Estão previstas para o dia 20 de setembro o Desfile de Bandeiras, apresentações de Tiro de Boleadeira e Corrida de Argolas. Os responsáveis técnicos do parque, Rodrigo Schlee e Fernanda Valente de Souza, trabalharam também com outros símbolos oficiais do Rio Grande do Sul, como o Hino Rio-Grandense, Bandeira, erva-mate, churrasco, chimarrão, Laçador e outros. Os dois irão palestrar nesta terça (16) e quarta-feira (17), a partir das 9h, nas escolas Nossa Senhora de Fátima e Dr. Carlos Nelz. Eles irão abordar a História do Chimarrão e do Charque.

Crianças aprendem sobre Cavalo Crioulo e símbolos oficiais do Rio Grande do Sul no #ParqueGaúcho
O resgate cultural promovido pela equipe do #ParqueGaúcho em comemoração ao Setembro Gaúcho iniciou sábado (13), com apresentações para crianças sobre o “Cavalo Crioulo, símbolo da cultura gaúcha”. Além de demonstrações de equitação gaúcha na Arena de Doma, as crianças da Escola Canguru, de Gramado, puderam passear em carreta puxada por bois na Mangueira de Pedra. Estão previstas para o dia 20 de setembro o Desfile de Bandeiras, apresentações de Tiro de Boleadeira e Corrida de Argolas.
Os responsáveis técnicos do parque, Rodrigo Schlee e Fernanda Valente de Souza, trabalharam também com outros símbolos oficiais do Rio Grande do Sul, como o Hino Rio-Grandense, Bandeira, erva-mate, churrasco, chimarrão, Laçador e outros.
Os dois irão palestrar nesta terça (16) e quarta-feira (17), a partir das 9h, nas escolas Nossa Senhora de Fátima e Dr. Carlos Nelz. Eles irão abordar a História do Chimarrão e do Charque.

 

EXPOSIÇÃO TRANSPORTES GAÚCHOS Parque Gaúcho expõe carretão de época no centro de Gramado

EXPOSIÇÃO TRANSPORTES GAÚCHOS
Parque Gaúcho expõe carretão de época no centro de Gramado

O Parque Gaúcho promove mais uma atividade educativa e cultural dentro da programação do Setembro Gaúcho. Os transportes gaúchos são retratados em exposição no Largo da Borges, no centro de Gramado. Além de um carretão típico do século XVIII, a equipe reuniu um acervo de fotos e gravuras antigas que retratam os meios de transporte terrestres e fluviais usados pelos gaúchos no passado. A exposição “Transportes Gaúchos” fica no Largo da Borges até 21 de setembro.

Segundo Rodrigo Schlee, responsável técnico do Parque Gaúcho, os meios de transporte eram produzidos com o que o gaúcho encontrava na natureza. O pesquisador observa que o ferro começou a chegar em maior quantidade ao sul do Brasil somente na segunda metade do século XIX. “O ferro vinha da Europa, mas seu acesso era restrito pelo alto valor comercial. Em função da escassez, o gaúcho usava o que a natureza oferecia, ou seja, madeira nativa e couro para construir seus meios de transporte”, conta.

CURIOSIDADE
O pesquisador cita uma curiosidade sobre o período da Revolução Farroupilha. Segundo ele, os lanchões construídos por Giuseppe Garibalbi para combater as tropas imperiais foram transportados por terra em grandes carretas puxadas por bois. “O transporte por terra, entre a Lagoa dos Patos e o Litoral, foi feito em cima de carretas puxadas por cerca de 80 bois cada uma”, revela.

SOBRE O PARQUE GAÚCHO
O Parque Gaúcho de Gramado foi considerado pelo Ministério da Cultura como o principal empreendimento da cultura gaúcha do Conesul. Único, o parque temático conta a história da formação e evolução do gaúcho, seus usos e costumes. O empreendimento possui uma infraestrutura completa de cultura, gastronomia e lazer.
Em área de 120 mil metros quadrados, o parque conta com Memorial do Gaúcho, restaurante temático, arena de shows e domas, programa de resgate de animais crioulos, galpão mirim, um espaço lúdico que ensina tradições gaúchas especialmente para as crianças, horta orgânica, herbário, espaço para exposições de arte gaúcha, mangueira para apresentações da lida campeira e espaço para shows artísticos, além da inédita Cidade dos Gaúchos. O atrativo fica no Km 35 da ERS-115, na mesma entrada do Gramadozoo.

O Parque Gaúcho promove mais uma atividade educativa e cultural dentro da programação do Setembro Gaúcho. Os transportes gaúchos são retratados em exposição no Largo da Borges, no centro de Gramado. Além de um carretão típico do século XVIII, a equipe reuniu um acervo de fotos e gravuras antigas que retratam os meios de transporte terrestres e fluviais usados pelos gaúchos no passado. A exposição “Transportes Gaúchos” fica no Largo da Borges até 21 de setembro.

Setembro Gaúcho

Programação Especial em comemoração ao dia 20 de setembro no Parque Gaúcho: Desfile de bandeiras, Tiro de boleadeira e Corrida de Argolas.

#VemproParqueGaúcho #GramadoRS #cultura #SetembroGaúcho

Programação Especial em comemoração ao dia 20 de setembro no Parque Gaúcho: Desfile de bandeiras, Tiro de boleadeira e Corrida de Argolas. #VemproParqueGaúcho #GramadoRS #cultura #SetembroGaúcho

Programação Especial em comemoração ao dia 20 de setembro no Parque Gaúcho: Desfile de bandeiras, Tiro de boleadeira e Corrida de Argolas.
#VemproParqueGaúcho #GramadoRS #cultura #SetembroGaúcho

Dia das Mães é no Parque Gaúcho em Gramado

Vem celebrar o Dia da Mãe no Parque Gaúcho!

Queres surpreender a melhor mãe do mundo? Vem passar o dia com a família no Parque Gaúcho em Gramado (RS).

Dias 10 e 11 de maio, tem programação especial, 2º edição da padaria do amor!!!

Traga seu pequeno artista para se divertir e criar com a gente!

Dia das Mães é no Parque Gaúcho

Programação Dia das Mães do Parque Gaúcho.

PÁSCOA E DIA DO ÍNDIO É NO PARQUE GAÚCHO! De 18 a 20 de março 2014

Curta a Pascoa e o Dia do Indio  2014 é no Parque Gaúcho atividade para todas as idadesTRAGA SEU PEQUENO ARTISTA PARA SE DIVERTIR E CRIAR COM A GENTE!

PÁSCOA E DIA DO ÍNDIO É NO PARQUE GAÚCHO! De 18 a 20 de março 2014

Programação Especial de Páscoa – Dias 18 e 20 de abril

OFICINA DE ARTE E CHOCOLATE

Com produção de ninhos artísticos com chocolate

Horário: 13h às 15h no Restaurante do Parque Gaúcho.

Divirta-se na TOCA DA ARTE na loja do Parque Gaúcho! Horário: 13h às 15h

Programação Especial  em Comemoração ao Dia do Índio – 19 de abril 

15h Na Arena de Doma: Apresentação das principais Características:
– Doma Charrua;
– Vestimentas e arreios;
– Principais armas de caça e guerra.

15h40 Na Mangueira de Pedra: Apresentação de Tiros de Boleadeiras.

16h30 Atividades cultural na Cidade dos Gaúchos: Oficina do Mate e Chimarrão.

17h Atividades cultural na Cidade dos Gaúchos:
Fogo de chão e a hora do Conto:
Lenda da Erva-mate.

Maiores informações pelo (54) 3421 0800.

 Curta nossa fanpage  facebook.com/ParqueGauchoRS